domingo, 25 de abril de 2010

Arte Escrita e nos Olhares Desenhada


Como Observar a "Arte" da Ilustração?
A linguagem da escrita como arte. Como se expressar, comunicar, materializar o pensamento? Sob que formas transmitir a sua mensagem?

A arte tem vários meios de ser mostrada e interpretada, é algo que precisa ser decifrado através da observação e reflexão. Hoje em dia a velocidade em que se dá o trânsito de informações faz com que o expressar artístico elimine etapas necessárias que caracterízam o que é. Tentar recuperar valores que existiam é um erro. Apesar de serem base insubstituíveis de todas as iniciativas no campo da criação. Por isso, procuramos sempre por inovações. Cada escritor, e artísta é único, por ter condições de transmitir e expressar seu ponto de vista de maneira que ninguém mais tem e conseguir fazer o observador, o apreciador compartilhar tudo o que sente e vê, como uma experiência sempre nova.


Processo de Criação?


Observe as imagens abaixo:
Arte

François Boucher (A Marquesa de Poumpadour)

Ilustração

Marketing da Coca-cola em 1947

Como dizem, nada se cria, tudo se transforma. Como ciclos ininterruptos originados junto com a evolução do intelecto humano. De uma humanidade sem memória. Quem se prevalece disso, são aqueles que lembram e trazem de volta novas formas de observar o que sempre maravilhou o olhar, até que fique saturado, e, novamente uma reação para que tudo se desenvolva conforme o sistema rege. Entender como funciona, de modo global as tendências e o modismo, como tudo é veloz ao surgir e decair, e o que virá em seguida, também poderemos observar, sem dúvida, aquilo que permanece, o que não muda ao longo dos anos e décadas, e séculos. Encontrar esse ponto requer uma sensibilidade. E porquê falar sobre tudo isso? O motivo de criar, é conhecer o que existe no mundo da arte e literatura, e saber observar com imparcialidade as expressões que surgem desde o passado e, principalmente na contemporâneidade.

Arte aplicada é o termo usado para determinar um tipo de "arte" que seja útil. O contrário do conceito de "arte pela arte", ou seja, não apenas uma forma de expressão artística, conceito essêncial às artes atualmente. Arte aplicada também costuma ser considerado um termo antiquado para definir as atividades e profissões ligadas ao design.

Essa dicotomia entre artes e artes aplicadas tem sido considerada por alguns como uma das distorções na classificação das atividades "artísticas", fruto de preconceitos sobre os pré-requisitos e status de um artista. A origem desse fenômeno está na separação profissional entre artista e artesão e, mais tarde no século XIX, com a divisão entre artista e designer.

Arte e Tecnologia está próxima e em uma linha muito tênue entre a estética da utilização e a comunicação pura, algo que as pessoas do dia a dia consideram dispensáveis, mas não sobrevivem sem ter uma música, cinema, um ambiente agradável dentro de casa, um jardim planejado ou uma paisagem pintada na parede, alimento para a alma. O que hoje em dia falta, no extremo do mecanicismo da vida, é considerar que o equilíbrio de uma sociedade existe apenas quando há uma válvula de escape para o cotidiano. "Tecné e Poiésis", como diziam os gregos, ao separar a atividade manual da intelectual. Arte e tecnologia faz a expressão alcançar a velocidade do mundo de hoje, sem o tradicionalismo, mas ainda remanescente no seu olhar de algo que a poesia ainda pode tocar. Como diz a música "...Você tem sede de que?Você tem fome de que?... A gente não quer só comida. A gente quer comida Diversão e arte. A gente não quer só comida. A gente quer saída. Para qualquer parte..." A grande sacada é permitir que a alma humana caminhe ainda em sincronia com o ritmo da contemporâneidade, sem tropeços absurdos que nossos governantes tentam ao esmagar classes sociais que carregam o país nas costas, um assunto bastante amplo que afasta as possibilidades de caber Arte e Tecnologia, Arte Aplicada, Arte pela Arte, que tanto recupera os carentes, e depois é destroçada quando os políticos falam em prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário