terça-feira, 13 de abril de 2010

Quem leu?

Esse gráfico foi exibido na revista Galileu mostrando a discrepância que existe entre quem lê e quem diz que lê. Convenhamos que o índice de leitura brasileiro é uma desgraça. O brasileiro lê, em média, 1,7 livros por ano - não chega nem a 2! Para um país que nunca sai do estado de "desenvolvimento" essa média é vergonhosa. Se houvesse mais literatura de qualidade isso mudaria?
Comparado ao clássico da literatura universal (Ulisses de James Joyce) o pop adolescente de Stephenie Meyer vem derrubando o que estiver pela frente. Todo mundo diz que leu Ulisses, mas na verdade, o que leram mesmo foi Crepúsculo... Existe algum problema em admitr que não se leu algo? Na minha concepção, vergonha é ler lixo pseudoliterário.

Então entramos no dilema: publicar literatura para ficar na estante juntando poeira ou publicar para massa que pouco preza a literatura mas consome?

Isso cabe ao editor decidir, afinal, aquilo que vende é aquilo que dá dinheiro! Não adianta romantizar a realidade, seu produto (livro) tem de ser vendável. Ninguém publica livros para encalhar. O livro hoje se tornou um mercado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário